A Histórica Casa da Cultura de Campos do Jordão

A Casa da Cultura de Campos do Jordão, situada no final da Avenida Brigadeiro Jordão, em Vila Abernéssia, é uma das construções mais antigas da cidade, com sua história entrelaçada ao desenvolvimento cultural e social de Campos do Jordão. Edificada na década de 1920, a casa exibe a arquitetura tradicional das antigas casas de fazenda da região.

Em seus primeiros anos, durante a década de 1930, a propriedade teve um papel importante no contexto de Campos do Jordão como destino para tratamento de tuberculose. Sob a propriedade do Dr. Diogo Lara Cruz, funcionou como pensão mista para pacientes em busca de tratamento. 

Ao longo das décadas de 1940 e 1950, a casa tornou-se residência da família italiana Santo Scófano, cujo patriarca, Santo “Peixeiro”, foi um conhecido comerciante de peixes e frutos do mar no antigo Mercado Municipal por mais de trinta anos.

Uma transformação significativa ocorreu em 1960, quando o casarão foi integrado à Rede Internacional de Albergues da Juventude. Conhecida então como “Casa da Juventude”, o local proporcionou a jovens de todo o Brasil e de diversas partes do mundo uma opção de hospedagem mais acessível em Campos do Jordão. Em 1974, a Casa da Juventude até serviu de cenário para o filme “O Clube das Infiéis”, dirigido por Cláudio Cunha, com Tony Tornado e Íris Bruzzi no elenco. Além disso, em 1976, o Exército Brasileiro utilizou o espaço para o alistamento militar dos jovens da cidade.

Em outubro de 1990, a Casa da Cultura passou a abrigar o Museu da Imagem e Som de Campos do Jordão, tornando-se patrimônio da Prefeitura Municipal e sendo inaugurado como museu em 1992.

Reconhecendo seu valor histórico e arquitetônico, a edificação foi tombada como Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico em abril de 2012, com o ato confirmado pelo Decreto nº 7836/17, de 23 de novembro de 2017. 

Hoje, a Casa da Cultura desempenha um papel fundamental na vida cultural da cidade, servindo como sede da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura.

Referência Bibliográfica Principal:

  • Costella, Antônio Fernando. Breve Histórico da Casa da Cultura.pdf

Fonte Citada no Documento: